Seminário da Santa Cruz dos Missionários Passionistas
Avenida Fortunato Meneres, 47
Santa Maria da Feira, Portugal
Follow us

Quarto Dia – 16 Março

Con este quarto dia de trabalhos, os Capitulares chegaram a meio do caminho começado. A Celebração Eucarística matutina de hoje, foi celebrada em língua portuguesa, presidida pelo padre André Pereira, com os padres Paulo Correia e Nuno Ventura a concelebrar (homilia disponível aqui).
Celebração Eucarística, do dia 16 de março

Sucessivamente, na Aula Capitular, depois da aprovação da agenda diária, padre Giuseppe Adobati apresentou ao Capítulo o Instrumentum Laboris. Com este foram apresentadas várias ações que abrangem 8 setores:

1. Vida Comunitária
2. Formação
3. Pastoral Juvenil-Vocacional
4. Atividade Apostólica
5. Missione ad Gentes
6. Laicado
7. Economia e Solidariedade
8. Governo

A assembleia foi enviada para os 6 grupos para discutirem sobre as ações propostas no Instrumentum Laboris.

Uma vez reunida novamente a assembleia, os 6 secretários reportaram, em Aula, o resumo dos trabalho completados por cada grupo, dando início a um novo momento de diálogo.

Depois deste diálogo, realizou-se uma primeira sondagem para a eleição do novo Superior Provincial.

A assembleia foi dispensada enquanto os secretários dos 6 grupos se reuniram com o representante da Comissão Preparatória do Instrumentum Laboris, para reformular as ações de tal documento referindo eventuais modificações propostas na discussão capitular.

À tarde, o moderador, padre Antonio Monduate, apresentou os resultados da primeira sondagem para a eleição do novo Superior Provincial. Prosseguiu-se, então, o trabalho sobre as propostas de modificações do Instrumentum Laboris. Depois numerosas votações, encontrou-se uma versão definitiva de tal documento capitular.

Ao fim da tarde, o padre Geral, Joachim Rego, convidou a assembleia capitular a abrir um momento de discussão em Aula sobre as características que o novo Provincial deva ter segundo as expectativas do Capítulo.

A sessão terminou com a intervenção final do padre Geral que pode ser consultada aqui.

Com a oração vespertina, os Capitulares viveram um particular momento de Adoração Eucarística, para se prepararem à decisiva jornada de amanhã na qual serão chamados à eleição do novo Superior Provincial. A oração foi presidida pelo padre Andrea Deidda. Durante esta foram levados ao altar 3 símbolos que chamam à atenção e à oração sobre a atitude de serviço, dom de si e kenosi, que cada religioso é chamada a ter, em particular aquele que será eleito Provincial.

Terminada o momento de oração, o Santíssimo Sacramento continuou exposto para permitir aos padres Capitulares de prosseguir pessoalmente o momento de oração durante a noite.